O carrapato que afeta os bovinos é o Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Conhecido entre os pecuaristas, gera inúmeros danos e prejuízos ao animais e à produção pecuária. É um parasita externo que passa parte de sua vida alojado nos bovinos. Assim, causando infecções, miíases, perda de peso, incômodo e coceiras, além de ser vetor de doenças como a tristeza parasitária ou babesiose.   

Para acabar com o carrapato em seu rebanho e garantir a proteção contra a infestação dos parasitas, é importante realizar, com a orientação do médico veterinário de sua confiança, um método de controle estratégico.

Existem várias opções eficazes no mercado para combater e prevenir a presença e os danos do carrapato em sua propriedade. Na Agroline você encontra alternativas como produtos injetáveis, pour on, para pulverização, e até para misturar no sal ou ração. Confira agora 5 opções de carrapaticidas disponíveis na Agroline para resolver esse problema!

5 produtos que são eficazes no combate ao carrapato

1 – Acatack Pour on

Formulado à base de Fluazuron 2,5%, Acatak Pour On, atua no controle do carrapato dos bovinos incluindo as cepas resistentes a organofosforados, amidinas e pireitroide.  Além de interromper o ciclo dos carrapatos, o produto impede sua proliferação.

acatack

É de fácil administração e garante a proteção do rebanho contra o aparecimento de formas adultas do parasita, por um período entre 8 e 12 semanas. O produto pode ser utilizado tanto para tratamento estratégico quanto curativo, tornando-se o produto ideal para o controle de carrapatos.

2- Altis Injetável

Altis é uma opção injetável para combater o carrapato. Também é formulado à base de Fluazuron, mas na concentração de 12,5%.  Apresenta-se pronto para uso e possui fácil aplicação. Após sua aplicação no animal o produto entra em contato com os líquidos corporais formando um hidrogel que promove a liberação gradativa, estável e homogênea do Fluazuron.

altis

Ideal para ser utilizado em programas de tratamento estratégico de carrapatos principalmente em período chuvoso pela garantia de absorção do produto aplicado.

3- Bayticol Pour on

Com formulação à base de Flumetrina, Bayticol Pour on extermina todas as fases do carrapato de bovinos. Com aplicação prática,  vem pronto para uso e deve ser aplicado com sua embalagem auto-dosadora derramando-se o produto sobre a pele desde a região final do pescoço até a inserção da cauda ao longo da linha dorsal.

bayticol

Sua vantagem, está na segurança. A tolerância no local da aplicação é excelente. Não provoca irritações ou descamações. Vacas prenhes bezerros animais fracos podem ser tratados sem problemas. Além disso, não requer período de carência para o leite ou carne.

4- Colosso FC30

O Colosso FC30 é um ectoparasiticida com formulação pioneira de Fenthion, Cipermetrina e 30% de Clorpirifós. Além de combater o carrapato também é indicado para bernes e mosca-dos-chifres. Pode ser usado em pulverizações ou em banho de imersão.

colosso

É indicado diluir 25 mL de Colosso FC30 em 20 litros de água limpa (1:800) e agitar bem até a completa homogeneização da calda. Na pulverização, 3 a 5 litros de calda geralmente são suficientes para molhar todo o animal. Corresponde a aproximadamente 3,7 a 6,2 ml de Colosso FC30/animal; tratamento em dose única.

5-Attack Plus Gado Limpo

Attack Plus é um produto natural e fitoterápico. É formulado à base de minerais, vitaminas e aminoácidos: Carbonato de cálcio, Enxofre pecuário, Ácido Fólico, Ácido Nitrotínico, Vitamina E, Lisina, Metionina, Sulfato de Cobalto, Sulfato Ferroso, Sulfato de Cobre Pentahidratado, Iodeto de Cálcio, Selenito de Sódio, óxido de Zinco, Aromatizante Red Fruits e Alho Desidratado.

attack

É indicado para prevenção e controle do carrapato nos bovinos. Controla no animal o desenvolvimento das formas jovens para as formas adultas. Evita a eliminação de ovos nas pastagens, reduzindo assim os níveis de infestação no ambiente e no rebanho. A administração é feita misturando o Attack Plus Gado Limpo no sal ou na ração, de modo que o consumo diário seja de 2 gramas ao dia por animal. Converse com o seu veterinário para escolher as melhores opções de tratamento e prevenção para o seu rebanho.